quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Indianos no Bahrain

No último final de semana, começaram a transmitir a novela "Caminho das Índias", em um canal árabe... Bem interessante e engraçado ver o Lima Duarte, Tony Ramos, Márcio Garcia, Juliana Paes falando árabe.
É interessante também, ver essa mistura de culturas e línguas do Bahrain. Aqui tem muito indiano (mas muito mesmo)!!! É tanto indiano que muitas coisas são pensadas e feitas para eles. Por exemplo, nos cinemas, tem sempre filmes de Bollywood em cartaz, nos supermercados tem todos os tipos de especiarias que eles usam pra cozinhar, tem um até um templo Hindu e um bairro onde as lojas são para indianos (vendem roupas, saris, batas, tudo bem colorido)
E como eles amam cores, cores e mais cores... Já vi indiano com camisa de uma cor (tipo...pink) e gravata de outra (tipo...laranja) . O zelador do nosso prédio é um indiano super simpático e um dia estava com a porta do seu apartamento, ou melhor, do seu quartinho no térreo, aberta... As paredes são TODAS violeta, acho que é por isso que ele nunca está em casa!

O inglês dos indianos é algo indescritível, precisaria gravar para vocês entenderem o que eu estou falando, as pessoas que estão no Bahrain há mais tempo, disseram que um dia eu entenderei... Bom, até agora, pra mim, inglês de indiano, é outra língua!
Tem um indiano, que chamamos do “nosso amigo da quitanda” que trabalha há 18 anos vendendo frutas, legumes e verduras aqui no Bahrain, toda vez que ele me vê ele pergunta algo sobre o Brasil, e ele pergunta em árabe... Demorou, mas depois de algumas tentativas de falar com ele em inglês, ele disse: “Por favor, fale árabe pois eu não falo inglês!!!”. OK então! Na verdade eu não preciso falar, pois vou pegando o que eu quero, ele pesa, fala o preço, eu pago, e pronto! Mas achei interessante pois meu vocabulário árabe de frutas, legumes e verduras está melhor depois de conhecer o “nosso amigo da quitanda”! 

Outra coisa que percebi logo que cheguei e quem assistiu a novela vai saber, como eles mexem a cabeça quando concordam com algo... E eles fazem assim mesmo, a primeira vez que eu vi eu até dei risada! As indianas usam mesmo aquela marca vermelha na cabeça, tem cabelos longos e pretos e passeiam pelo shopping com seus saris coloridos, igualzinho na novela!!!

A comida indiana é extremamente temperada, apimentada e, é claro, colorida! Uma vez, ganhamos uma caixa de doces indianos, feitos no feriado do Diwali, que é uma festa religiosa hindu, conhecida também como Festival das Luzes. É celebrado uma vez ao ano, e durante o Diwali, as pessoas estreiam roupas novas, dividem doces e estouram rojões e fogos de artifício. Podemos ver as casas enfeitadas com luzes (iguais às que usamos no Natal) de todas as cores possíveis.
Acreditem se quiser, mas até os doces são apimentados, temperados e... coloridos!  Na caixa tinham doces verdes, pinks, amarelos, laranjas... Confesso que, na minha opinião, eram mais bonitos do que gostosos! 

Um comentário:

  1. Interessante essa novela "caminho de Bahrein", porque parece uma história contada pela protagonista Ana......... Amei muitooooooooooo! Najat

    ResponderExcluir