quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Saindo um pouquinho do Bahrain... Natal na Síria PARTE I

A primeira vez que estive na Síria em 2007, realizei o sonho de conhecer minha família que ainda está por lá, as casas onde meus avós nasceram, os costumes, tradições, lugares, história... Amei TUDO! Só não sabia quando voltaria a ver tudo e todos, afinal é uma longa viagem! Mas, como dizem os árabes, MAKTUB (estava escrito) e depois de voltar em 2009 para o meu noivado, em 2010 passei meu primeiro Natal casada e na Síria!

Apesar do frio (pela primeira vez na minha vida eu tive contato com a neve... incrível), os Cristãos da Síria, se preparam para o Natal com muito entusiasmo, criatividade e fé!

As ruas (dos bairros cristãos, é claro) ficam com os prédios todos enfeitados, com luzes e desenhos contornados por luzes, papais-noéis, anjos, presépios, frases de Feliz Natal e Ano Novo, músicas, bolas, laços, flores, TUDO, tudo para o Natal! Podemos sentir o clima Natalino (aqui no Bahrain não tem nada disso). As lojas ficam abertas até tarde, e não precisamos nos preocupar porque ninguém vai chegar e pegar nossa bolsa! Com a neurose que eu tinha em São Paulo, achei o máximo, andar pelas ruas, com aquele monte de gente, sem ter que desconfiar de qualquer um que chegue perto! É tão seguro que as vezes o dono da loja sai pra dar uma volta e deixa a loja aberta. Em uma das lojas que entramos, tinham mais uns 3 clientes esperando por alguém que pudesse nos atender e depois de alguns minutos (suficientes pra levar a loja inteira) eis que surge um funcionário que tinha ido dar uma voltinha...

Natal é tempo de rever a família, fazer visitas e todos se preparam para receber as pessoas em casa. Montam a árvore, o presépio e enfeitam a sala de visitas com velas, toalhas da mesa com desenhos natalinos, enfeites e mais enfeites... É bonito ver o carinho das pessoas em preparar tudo!

Todas as casas tem aquecedores, e quando entramos vamos tirando tudo: gorro, luvas, casaco, cachecol (eu pelo menos, sempre estava com tudo isso).
Então os anfitriões nos recebem e falamos uns aos outros:
Kul sini u anti salme (quando falamos para mulher)
“kul sini u anta salem (quando falamos para homem)
 “kul sini u anto salmeen (pra todos de uma vez, o que é mais fácil!)
Com isso desejamos que a cada ano, tenham uma boa saúde, longe de coisas ruins.

Depois de sentarmos na sala enfeitada, há uma tradição que achei bem interessante e gostosa: Primeiro servem vinho ou licor (naqueles copos pequenos de licor) e amêndoas confeitadas. Temos que tomar o vinho ou licor em uma golada só, colocar de volta na bandeja e comer uma amêndoa.
Depois servem doces, normalmente doces árabes e na hora de ir embora nos oferecem chocolates (com temas natalinos) que levamos para a casa.
Uma coisa que eu percebi e até brincava com meus parentes desde a primeira vez que estive na Síria, lá você não pode falar “não quero”, e mesmo que fale: “não quero”, é como se essas duas palavrinhas não tivessem significado algum ou como se eles não as ouvissem! Servirão pra você mesmo assim, é uma ofensa não aceitar e ofensa maior ainda não comer!

Dica: Perca alguns quilos antes de ir para a Síria, pois você com certeza vai encontrá-los por lá!

Um comentário:

  1. Ë incrível que, conforme eu vou lendo é como se eu estivesse presente e participando de tudo.Lava a alma lembrar meus momentos na Síria.

    ResponderExcluir