quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Saindo um pouquinho do Bahrain... Síria - PARTE II

Andar de táxi na Síria é uma coisa que todo turista deve fazer, uma aventura!!! Quando entramos no taxi, o coração já começa bater mais forte, o trânsito na Síria é um caos, não tem faixa para dividir a pista, os carros vão para onde querem, mesmo que seja proibido. Pois o proibido na verdade é “permitido”! Quem tira carteira de motorista na Síria, acredito eu, tem capacidade de dirigir em qualquer lugar do mundo! É algo que você ri, pra não chorar. Depois de muitas idas e vindas, tento relaxar e me divertir cada vez que entro em um taxi.
O último que eu peguei, me fez tirar um pedaço de papel e uma caneta da bolsa e anotar o que eu vi lá dentro. Acreditem!!! Todos esses objetos estava dentro do táxi: Tapetes de vários tipos, inclusive aqueles felpudos cobrindo todos os bancos (banco da frente de um tipo, banco de trás de outro) além do chão do carro e a parte do porta-malas que fica atrás do banco.
Adesivos de todos os tamanhos e cores com dizeres religiosos em árabe.
O volante e o painel eram coberto de pelúcia. O cambio, o rádio, os botões do rádio e os espelhos eram todos contornados com miçangas coloridas. Em cima do painel, haviam duas estátuas de porcelana de mulheres e dois elefantes. Umas 5 coisas penduradas no espelho e dois cachorros de pelúcia amarrados em cada cabeceira dos bancos da frente. Não tinha um canto sem enfeites. E para completar... a luz central do táxi era contornada por um mini-lustre dourado com miçangas penduradas que imitavam cristais... Uauuuuuuuuuuuuuuu!!! É realmente tanta informação que o turista não sabe se olha a paisagem do lado de fora ou se fica “viajando” na decoração interna do taxi. Até hoje me arrependo de não ter tirado uma foto.
Virou uma competição, parece que quanto mais coisas eles colocam para personalizar o taxi, mais felizes e orgulhosos eles ficam! Só espero que sobre espaço para o passageiro!!!
Além disso, ou os taxis não tem taxímetro ou estão desligados, na verdade o taxímetro é a cara do cliente ou então o humor do taxista! Num mesmo trecho feito duas vezes, uma corrida de taxi custou o dobro da outra. Só não discutimos pois a segunda foi a mais barata!!!

Curiosidade: O dinheiro da Síria é a Libra Síria (SYP). 1 dólar = aprox. 50 libras.

Vale a pena cada centavo, o país é mesmo incrível e tem muita história e cultura pra nos passar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário